Investigadores demonstram como as agressões imunitárias ocor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Investigadores demonstram como as agressões imunitárias ocor

Mensagem  boticas em Sex Nov 13, 2009 4:24 pm

A EM manifesta-se quando um ataque do sistema imunitário lesa a bainha de mielina que reveste as fibras nervosas do cérebro e da medula. Recentemente os resultados de alguns investigadores indicam que pode ocorrer também lesão da fibra nervosa, contribuindo para o estabelecimento posterior de incapacidade. No entanto não está bem esclarecido como se processa o atingimento da massa cinzenta
Os autores deste trabalho testaram milhares de proteínas para identificar as que poderiam reagir com as fibras nervosas.
Este processo permitiu identificar a proteína contactin-2TAG-1 activa na célula nervosa.
Os resultados sugerem que esta proteína é um alvo possível para o ataque auto-imune e que pode causar directamente lesão da fibra nervosa.
Segundo alguns investigadores, o modelo de estudo utilizado neste trabalho, poderá ser útil para conhecer o mecanismo de lesão da fibra nervosa e pode constituir uma chave muito importante para o tratamento da EM.
autores: Tobias Derfussa,b, Khyati Parikhc, Sviataslau Velhina, Magdalena Brauna, Emily Matheyc, Markus Krumbholza,b, Tania Kümpfelb, Anja Moldenhauerd, Christoph Radere, Peter Sondereggere, Walter Pöllmannf, Christian Tiefenthallerg, Jan Bauerg, Hans Lassmanng, Hartmut Wekerlea, Domna Karagogeosh, Reinhard Hohlfelda,b,Christopher Liningtonc,i,1 and Edgar Meinla,b,2,1
fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences USA, (2009 May 19;106(20):8302-7).
avatar
boticas
Colaborador senior
Colaborador senior

Mensagens : 68
Data de inscrição : 13/01/2008
Idade : 42
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário http://mega.ist.utl.pt/~amfb

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum