INSUFICIÊNCIA VENOSA CEREBROMEDULAR E ESCLEROSE MÚLTIPLA (CC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

INSUFICIÊNCIA VENOSA CEREBROMEDULAR E ESCLEROSE MÚLTIPLA (CC

Mensagem  boticas em Sab Dez 12, 2009 7:14 pm

Recentemente assistimos a uma explosão nos media recuperando uma ideia antiga de que a EM poderia estar associada a uma possível alteração da drenagem venosa.

Um estudo recente de Zamboni et al, publicado em Abril, comparou 65 pessoas com vários tipos de EM com 235 pessoas saudáveis ou portadoras de outras doenças neurológicas. Ao analisar os dados foi encontrada uma forte correlação entre sofrer de EM e ter sinais de insuficiência venosa. Isto sugere que uma drenagem insuficiente do sangue venoso (desprovido de oxigénio) possa interferir com o Sistema Nervoso Central, contribuindo assim para a lesão do tecido nervoso.

Os investigadores designaram estas alterações como CCSVI (chronic cerebrospinal venous insuficiency). Os tratamentos das pessoas com EM não mostraram ter qualquer influência no aparecimento de CCSVI.

O estudo da drenagem venosa do cérebro e medula foi feito com uma técnica de ultrasons (Doppler)

Os autores encontraram padrões diferentes de obstrução venosa em pessoas em diferentes estadios e com diferentes formas de EM. No entanto não encontraram corelação entre a gravidade da EM e o grau de oclusão venosa.

Os autores sugerem que a drenagem anormal do sangue venoso possa estar na origem da inflamação e da lesão do sistema nervoso mediada por mecanismo autoimune, características da EM.

Se estes resultados vierem a confirmar-se e for demostrado o respectivo impacto no desenvolvimento da EM, rasgarão novos horizontes na investigação da EM e tornarão possíveis novos tratamentos.

Enquanto alguns dados obtidos são muito interessantes, os mecanismos sugeridos por estes autores são altamente especulativos.

A principal limitação deste estudo é corresponder a um número pequeno de pessoas com EM.

Por outro lado, não é possível distinguir se a obstrução venosa é causa da EM ou é parte das alterações fisiológicas do Sistema Nervoso Central resultantes da EM.

Os conceitos de CCSVI e EM são novos e precisam de ser validados. A validação requer estudos bem desenhados e muito maiores.

Na Universidade de Buffalo em Nova Iorque um grupo de investigadores está a recrutar nos Estdos Unidos e Canadá 1700 adultos e crianças com EM com a finalidade de estudar esta ligação entre CCSVI e EM.

Perguntas:

1. A CCSVI pode causar EM?

Neste ponto não existe ainda evidência suficiente para tirar conclusões. Verifica-se que as duas situações podem estar associadas. Não há evidência suficiente para se perceber se a insuficiência venosa é causa ou consequência da EM

2. Como se trata a CCSVI?

Para manter as veias permeáveis usam-se processos cirúrgicos (balonização, introdução de stents). Estes processos estão em fase experimental e envolvem risco de hemorragias ou de trombose. Só podem ser testados os efeitos benéficos e a a segurança deste tratamento através dum ensaio clínico em larga escala

3. O tratamento da CCSVI pode ser útil nas várias formas de EM?

Uma vez que esta investigação se encontra em fase muito inicial não se sabe a resposta. São necessários mais estudos clínicos

4. Tenho EM. Posso fazer testes para despiste de CCSVI?

Não, a não ser que esteja incluído num ensaio.. Actualmente não dispomos de nenhum tratamento aprovado para as alterações que possam existir. Também ainda não há razão para considerar que a correcção de obstruções venosas seja benéfica para o tratamento da EM.



Fontes: MSIF, German MS Society, Italian MS Society, MS Ireland, MS Society of Canada, UK MS Society and US National MS Society
avatar
boticas
Colaborador senior
Colaborador senior

Mensagens : 68
Data de inscrição : 13/01/2008
Idade : 41
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário http://mega.ist.utl.pt/~amfb

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: INSUFICIÊNCIA VENOSA CEREBROMEDULAR E ESCLEROSE MÚLTIPLA (CC

Mensagem  Maria Lar em Dom Dez 13, 2009 5:13 pm

olá Boticas

obrigada por nos manteres informados, é sempre bom vermos que não estamos esquecidos.

um grande
avatar
Maria Lar
Colaborador senior
Colaborador senior

Mensagens : 53
Data de inscrição : 03/03/2008
Idade : 63
Localização : Matosinhos

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum