SPEM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Nutrição na Esclerose Múltipla

2 participantes

Ir para baixo

A Nutrição na Esclerose Múltipla  Empty A Nutrição na Esclerose Múltipla

Mensagem  boticas Qui Dez 30, 2010 3:06 pm

Neste próximo Encontro, contaremos com a presença da Prof.ª Doutora Paula Pereira, Nutricionista e Professora Associada do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz.



Moderadora

Prof.ª Doutora Paula Pereira (Nutricionista)



Programa

A Alimentação na EM:
Nutrientes específicos que parecem trazer benefícios e desvantagens na EM
Alimentos que podem influenciar a EM
Suplementos alimentares, tomar ou não tomar?
O que é afinal uma alimentação saudável e adequada à EM?
Discussão
Avaliação
Encerramento


Inscrição Gratuita

Por motivos de organização, pedimos a confirmação da sua presença através do:

Email: eventos@spem.orgEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Tlm: 934 386 910
Tlf: 218 650 480


Folheto (PDF) | Cartaz (PDF)




É função do Nutricionista promover a pessoa com doença como um agente de mudança de si próprio. O método de ajuda compreende combinações de técnicas de suporte, de orientação e ensino. O espaço para adquirir conhecimentos de suporte e esclarecer dúvidas e receios são "terapêuticas" que influenciam a tomada de decisões, controle de comportamento e aquisição de habilidades na sustentação da vida e da saúde, na recuperação de doença e no enfrentar dos seus efeitos (George, 2000).



Normalmente o tratamento é a grande questão para as pessoas com EM. Decidir fazer o tratamento não é fácil, visto que ainda não há cura. Cada terapêutica pode mudar o curso da doença de forma diferente, cada uma tem riscos ou efeitos secundários (Donato Parmalee, 2010) além de ter que se lidar com muita carga emocional. É nestes momentos que muitas vezes se colocam questões sobre como fazer uma alimentação adequada e quais os nutrientes que podem influenciar benéfica ou pejorativamente a doença.



Também a incerteza no que diz respeito à toma de suplementos alimentares é uma das questões que os doentes se colocam várias vezes sem ter resposta, acabando por optar consumir este tipo de suplementos sem saber ao certo quais as consequências da sua toma e em que doses esta poderá ser efectuada.



A alimentação exerce também uma grande influencia noutras comorbilidades como a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, entre outras que podem estar associadas à EM e serem como tal as responsáveis pela incidência de surtos ou falsos sintomas de EM.



As consequências na vida física e psicosocial inflenciam vários aspectos no dia-a-dia de cada um e dos que os rodeiam. Isto requere aconselhamento para se modificar diversos aspectos na nossa rotina, que com treino e persistência poderão ser alcançados, tendo como objectivo a melhoria da qualidade de vida. Relembra-se os estudos publicados que correlacionam a vida saudável/bem-estar com uma estabilidade e retardamento da progressão da doença.



Ainda que impossível encontrar soluções definitivas, nesta sessão pretende-se dotar a pessoa de esclarecimentos face aos conceitos abordados, que facilitem a tomada de decisões no seu dia-a-dia, de forma responsável e confiante.



Os “Encontros à Volta da Esclerose Múltipla” decorrerão na sede da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e são de entrada livre. Dirigem-se a todos os Portadores de EM, a todos os familiares e a todos os interessados que, por um motivo ou outro, se viram confrontados com a necessidade de conhecer mais acerca desta patologia.



Os “Encontros à Volta da Esclerose Múltipla” não ambicionam encontrar respostas últimas para as inúmeras questões que cercam o universo da EM, mas antes promover a reflexão na qual assenta a busca pelo conhecimento.





Próximos Encontros



26 Janeiro 2011:

“Direitos e Protecção Social da Pessoa com EM”

- Dra. Luísa Albuquerque (Apoio Jurídico SPEM)

- Dra. Sara Nava (Assistente Social SPEM)



Fevereiro 2011 (Data a definir):

“Fisioterapia e Neuroreabilitação”

- Equipa de Neuroreabilitação SPEM



Nota: A calendarização
boticas
boticas
Colaborador senior
Colaborador senior

Mensagens : 68
Data de inscrição : 13/01/2008
Idade : 48
Localização : Lisboa

http://mega.ist.utl.pt/~amfb

Ir para o topo Ir para baixo

A Nutrição na Esclerose Múltipla  Empty Re: A Nutrição na Esclerose Múltipla

Mensagem  visi Ter Jan 04, 2011 8:02 pm

Olá António,

Obrigada por nos manteres informados sobre as iniciativas/eventos da SPEM.

O próximo encontro, que não vi indicada a data, parece-me muito importante bem como os seguintes.

Para quem não pode estar presente, é o meu caso, julgo que seria muito útil a Spem dar a conhecer as conclusões destes encontros.

Fica aqui a sugestão.

Beijinhos.

Dina Visitação flower flower flower
visi
visi
Colaborador senior
Colaborador senior

Mensagens : 68
Data de inscrição : 02/03/2008
Idade : 56
Localização : Aljezur - Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos