SPEM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boas Práticas em EM

Ir para baixo

Boas Práticas em EM Empty Boas Práticas em EM

Mensagem  lago Sex Mar 07, 2008 12:14 am

Sabem que a nível internacional está mais que definido como devem ser os serviços de atendimento da EM

Que a Plataforma Europeia das Sociedades de EM a que a SPEM pertence luta por tratamento igual de todos os doentes na Europa.

Sabem que há um Código Europeu de Boas Práticas?

Aqui vai um resumo:

1 Elaboração de um diagnóstico claro e preciso, por parte de um neurologista com conhecimento especializado em EM, o mais precocemente possível.
2 Acesso precoce aos fármacos modificadores da doença apropriados.
3 Referência do doente para uma equipa de reabilitação especializada em neurologia, a qual deverá reconhecer as necessidades diferentes e únicas e as expectativas de cada doente de EM.
4 Inclusão na equipa interdisciplinar de profissionais da saúde das seguintes áreas: neurologia, medicina de reabilitação, enfermagem, fisioterapia, psicologia clínica, assistência social, terapia ocupacional e terapia da fala.
5 Identificação na equipa de um único profissional que funcionará como ponto focal ou pessoa de referência para o doente de EM, garantindo a continuidade dos cuidados de saúde prestados e a confidencialidade.
6 Reconhecimento de cada doente de EM como sendo o/a seu/sua próprio/a gestor/a de EM.
7 Trabalho de cooperação entre a equipa e outros profissionais de saúde, como por exemplo nutricionistas, e o doente de EM, assegurando assim o planeamento, a avaliação do problema e a definição de objectivos a curto e longo prazo.
8 Disponibilização, sempre que necessário, de informação acessível, aconselhamento informado e apoio emocional desde o momento do diagnóstico, sobre a doença, a sua repercussão e impacto potencial no indivíduo, família e ambiente social e sobre programas de formação em auto-ajuda para a pessoa em causa e para os que lhe são próximos.
9 Serviços com capacidade de resposta rápida sem atrasos ou burocracia excessivos, uma vez que a EM é imprevísivel, especialmente no tocante a recaídas e velocidade da progressão da invalidez.
10 Desenvolvimento de um programa personalizado de gestão de sintomas e invalidez, em cooperação com o doente de EM e a sua equipa de especialistas, no início da fase de maior invalidez.
11 Existência de serviços comunitários de cuidados adequados e apropriados em fases mais avançadas da doença, incluíndo adaptações a efectuar no local de residência, tecnologias de apoio e ajudas técnicas assim como, alojamento apoiado para melhorar a mobilidade e a independência.

lago
Frequente
Frequente

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos