SPEM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EM aos 37 anos

4 participantes

Ir para baixo

EM aos 37 anos Empty EM aos 37 anos

Mensagem  afonsofreitas Dom Mar 30, 2008 1:07 am

Olá a todos!
Chamo-me Afonso Freitas e foi-me diagnosticada Esclerose Múltipla (numa RM crânio-encefálica realizada dia 23 de Fevereiro de 2008), estou ainda numa fase inicial da doença pois ainda tive apenas uma única consulta de Neurologia. A suspeita de EM apareceu depois de uma Nevrite Óptica no olho direito que me retirou a visão nesse olho, que entretanto recuperei praticamente na totalidade (é quase imperceptível a diferença de visão entre os dois olhos). Antes do diagnóstico de EM, numa das consultas de oftalmologia foi levantada a suspeita que poderia ser uma doença desmielinizante. Passado uns dias fui ver o que era e entrei em pânico quando cheguei a casa na perspectiva de poder ser EM, a minha esposa uma Leoa (de signo e de espírito) lá me animou e andei bem até saber o resultado da RM. Após o ocorrido voltei a ter uma semana terrível (não conseguía pensar noutra coisa senão em EM), passado essa semana comecei a interiorizar a aceitação, coisa que neste momento acho que já consegui. Agora estou numa fase muito embrionária de aprender a viver com a doença, com os seus altos e baixos de espírito mas tento ultrapassar as fases más pensando que tive 36 anos sem nenhuma doença e isso já é bom, pois existem doenças muito piores que esta que podem levar-nos a uma qualidade de vida muito má ou "desta para melhor", por isso tento não desanimar e ultrapassar muito rapidamente os momentos de tristeza.
Gostava de saber o que aconteceu nos vossos casos (sobretudo casos de aparecimento da doença por volta dos 37 anos).
Neste momento também estou com alguma ansiedade relativamente a dois assuntos:
  1. Ainda não tenho neurologista para me acompanhar na minha área de residência
  2. Sei que vou ter que iniciar a medicação para atrasar/atenuar os surtos e tenho algum receio aos efeitos secundários.

Agradecia qualquer ajuda que possam dar!
Coragem, ânimo e muita força para todos(as)!
Um abraço, Afonso.

afonsofreitas
Frequente
Frequente

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/03/2008
Idade : 53
Localização : Chaves - Guarda (Fornos de Algodres)

Ir para o topo Ir para baixo

EM aos 37 anos Empty Re: EM aos 37 anos

Mensagem  boticas Dom Mar 30, 2008 1:55 am

Olá Afonso Very Happy
Em primeiro lugar não entres em panico Laughing Laughing já existem muitos tratamentos que ajudam a a atenuar os surtos, e ter EM nao é a sentença de incapacidades que era há 15 anos Laughing .
Hoje em dia a ciencia médica está muito avancado e mais ano menos ano arranjam a cura para EM Laughing Laughing
Por isso tem calma e desfruta a tua vida Very Happy
E caso tenhas dúvidas acerca da EM aconselho-te a procurar um núcleo ou delegaçao da SPEM mais perto de ti talvez Braga ou Viana do Castelo, podes ver os contactos no sitio da SPEM www.spem.org
FICA BEM cheers cheers cheers
boticas
boticas
Colaborador senior
Colaborador senior

Mensagens : 68
Data de inscrição : 13/01/2008
Idade : 48
Localização : Lisboa

http://mega.ist.utl.pt/~amfb

Ir para o topo Ir para baixo

EM aos 37 anos Empty Obrigado pela força

Mensagem  afonsofreitas Dom Mar 30, 2008 6:38 pm

Muito agradecido pelas palavras de força e ânimo! Muito obrigado!
Um abraço,
Afonso

afonsofreitas
Frequente
Frequente

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/03/2008
Idade : 53
Localização : Chaves - Guarda (Fornos de Algodres)

Ir para o topo Ir para baixo

EM aos 37 anos Empty EM aos 37 anos

Mensagem  luis Alves Dom Mar 30, 2008 10:35 pm

Boa noite Afonso
Penso que estas a encarar a situaçao de maneira positiva, mas como tu dizes e bem ha altos e baixos.
Como diz o Boticas procura entrar em contacto com un nucleo ou delegacao mais perto eles podem te ajudar, aconselhar-te é muito importante poder falar sem tabus da doença, as outras pessoas nem sempres estao preparadas para te escutar.
Força e que tudo corra pelo melhor
Um abraço
Luis Alves

luis Alves
Frequente
Frequente

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/03/2008
Idade : 57
Localização : Tours - França ( Coimbra )

Ir para o topo Ir para baixo

EM aos 37 anos Empty Re: EM aos 37 anos

Mensagem  Inoca Qui Abr 03, 2008 4:08 pm

Olá Afonso!
Deixa-me dizer que, apesar do recente diagnóstico, parece-me que estás a encarar esta nova fase da vida com muito optimismo e preserverança.
Eu fui diagnosticada há 5 anos (fez em Janeiro) e, no princípio, na procura de informação sobre a doença, encontrei na net um grupo de pessoas portadoras de EM. Foi o que me salvou de andar a bater com a cabeça nas paredes! Pensei: "afinal, não estou sozinha nesta luta". A mim valeu-me a conversa desenfreada e amalucada sobre qualquer coisa que fluia naquele grupo, mas ainda me soube melhor a amizade, a união e o sentimento de COMPREENSÃO... de toda a gente saber do que é que estava a falar. Ninguém me interpretava mal quando dizia que estava demasiado cansada...
Enfim, tudo isto para te dizer, afinal, que é MUITO bom conversar com alguém que tem precisamente o mesmo problema que nós... esta "prima" desnaturada, como eu lhe chamo! Wink Não descures nunca o apoio que tens da tua família e amigos, mas por vezes sabe muito bem conversar com os que te são próximos nesta caminhada...
É por tudo isto que te digo para não descurares uma ida a um núcleo ou delegação da SPEM na tua zona... Se não... estamos todos aqui... e para ti!!!!
Beijinhos grandes e... MEIA BOLA E FORÇA!!!!!! cheers
Inoca
Inoca
Novato
Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/03/2008
Idade : 52
Localização : Seixal

http://gangem.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

EM aos 37 anos Empty Re: EM aos 37 anos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos